Corrupção: uma questão de cultura

Praticamente todos os dias ouvimos falar de escândalos no senado, mensalões, dólares nas cuecas e todo tipo de história maluca que só poderia acontecer no brasil mesmo.

pois então, o povo fica indignado com a situação? talvez sim. todavia na eleição seguinte elegem os mesmos corruptos.

Neste momento pensamos: é isso ai! esses corruptos filhos da pu** roubam os cofres públicos e nada acontece. E eu lhes digo, sim. É isso que acontece pois a corrupção é questão cultural, o brasileiro tem por cultura enaltecer seu atos de corrupção, já cansei de ouvir pessoas dizendo: que burro aquele cobrador me deu troco a mais. Ficamos indignados com o sujeito que colocou milhões na cueca não porque ele é corrupto e sim porque não podemos fazer o mesmo, afinal de contas somos todos corruptos, principalmente eu! Sim estou mudando depois de ter passado por uma longa reflexão. O fato é que todos adoram levar vantagem isso é de nossa cultura. 

As pessoas só mudam com o exemplo. E por exemplo eu digo que meu avô me deu uma lição quando eu era apenas um menino: " Só feche os olhos hoje se puder abri-los com dignidade amanhã." E amigo posso lhe dizer que quando mudamos nossos hábitos e paramos para pensar em nossa corrupção, a culpa  nos corrói por dentro, a consciência de um homem é a pior punição.
aposto que você conhece alguém que tem o gato da net e acha isso maravilhoso. não é?
Então pense porque ainda temos políticos corruptos?
Esta resposta é simples: É porque somos corruptos.


3 comentários:

Unknown disse...
on

tche: nunca roubei nada de ninguem ou fui desonesto (fui um baita picareta de carros mas ja me redimi) e nao tenho coragem de olhar na cara de alguem se eu roubasse...me mudava de pais...existe algo mais baixo que ser um ladrao???????

Goborges disse...
on

certamente amigo.
eu também

Wander Veroni Maia disse...
on

Olá! Você falou tudo: a corrupção é uma questão cultural. Se vc é permissivo com o troco a mais, com quem tem o gato da Net, é permissivo com a política também. Sou repórter e cubro vários assuntos por dia.

Nesses últimos meses estou na editoria de internacional e vejo uma coisa impressionante: o Brasil não é o único país corrupto do mundo onde a população tem a sensação de impunidade.

Existem vários países que se dizem de primeiro que passam pelos mesmos problemas. Isso não é coisa só de brasileiro, é do ser humano que quer ser corrompido e vê na corrupção uma forma de levar vantagem.

Abraço

Pesquisar no Blog