Playstation 3 - Dificuldade Acentuada da Programação foi proposital

Recentemente, Kaz Hirai, presidente da Sony Computer Entertainment, afirmou que a dificuldade acentuada da programação no PlayStation 3 foi proposital. Segundo ele, isso favorece para que o console consiga alcançar um ciclo de vida de 10 anos, algo muito desejado pela empresa.

Hirai citou que uma plataforma difícil de programar também tem seus pontos positivos, pois isso significa que o hardware tem muito mais a oferecer. O potencial de “God of War”, lançado para PlayStation 2 quase 5 anos após o console chegar às prateleiras, foi um dos exemplos citados para ilustrar a estratégia.

O presidente mencionou que: “Nós não fornecemos aos produtores o console fácil de programar que eles desejam, pois um videogame fácil de programar quer dizer que qualquer pessoa será capaz de tirar partido de boa parte daquilo que o hardware é capaz de fazer, então é aí que surge a questão se o console irá durar mais nove anos e meio.”.

Com o PlayStation Portable (PSP) as coisas não são diferentes. A Sony utilizou uma estratégia semelhante, na qual permitia que os desenvolvedores utilizassem apenas 222MHz do CPU do console, que conta com um total de 333MHz. Depois de dois anos no mercado, a empresa liberou acesso à velocidade máxima do processador.

0 comentários:

Pesquisar no Blog