Abic lançará guia sobre qualidade do café do País

São Paulo, 16 - A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) passará a avaliar, a partir da safra que começa a ser colhida em maio, a qualidade da produção nacional. Nesse sentido, a Abic produzirá o "Guia da Qualidade dos Cafés do Brasil", que será publicado no mês de setembro, e que trará as principais características dos grãos do País, estimulando a oferta de produtos diferenciados e de alta qualidade, informou Almir José da Silva Filho, presidente da entidade.

Na primeira edição do Guia serão avaliadas diversas regiões e microrregiões cafeeiras, cobrindo os principais Estados produtores, como Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Rondônia. Uma equipe de especialistas, entre classificadores e provadores, fará o estudo da safra, em um trabalho conjunto com técnicos de cooperativas e associações de produtores.

Além da classificação física dos grãos e avaliação sensorial da qualidade global da bebida na xícara, a equipe levantará informações sobre processos e métodos de secagem dos lotes, condições climáticas, geográficas e meteorológicas de cada localidade. O diretor-executivo da Abic, Nathan Herszkowicz, disse que o Brasil tem uma diversidade imensa de aromas e sabores de café e o guia mostrará esse leque de opções, acompanhando anualmente a produção.

Por: Lenha

0 comentários:

Pesquisar no Blog