Israelenses e palestinos - Os conflitos não vão acabar, ainda que hajam tréguas ao longo do tempo.


O problema é que Israel se considera dono daquele pedaço de pedregulho, uma vez que historicamente (considerando narrativas bíblicas até) sabe-se que o território do grande rei Salomão, conquistada a fio de espada por seus antepassados, abrangeu mais que toda aquela área.

Com o passar do tempo, os povos do deserto foram se agrupando
alí (um bom historiador falaria com mais propriedade) e formaram o que hoje é, num sentido geral, chamado de povos árabes, ou no caso, palestinos. Por isso outras nações ficam ariscas diante de qualquer riboliço, e Israel pode vir a ficar sozinho no ampliar e arrastar-se das contendas. Entende porque se tem pressa que as coisas se resolvam em poucos bombardeios? Se houver aliança alí, no Oriente médio, com certeza não será favorável aos israelenses.

Os árabes são descendentes de Ismael,
biblicamento um opositor de Isaque (pai de israel), passando depois por Esaú, o qual foi logrado num "negócio enganoso" por Israel (jacó), motivo pelo qual Esaú o persegui deserto afora com o fim de expor suas víceras aos abutres. E olha que eram irmãos, mas lá atrás já existia uma necessidade de divisão das águas. Os descendentes de Ismael são muitos, os árabes. Israelenses são desendentes de Israel, só. Num prolongar dos conflitos, o jogo pode inverter as vantagens.

Os
israelenses vivem tentando convencer a ONU de que Palestinos não são um povo, não preenchem os requisitos para o reconhecimento como nação. Isso é humilhante e maldoso da parte de Israel e muitos alimentam esse cruel conceito. A ONU faz vista grossa a essas ofensas, o que motiva muito intelectuais israelenses escarnecerem-na e questionarem suas ações.

israelenses que acreditam mesmo que "todas as terras do mundo pertencem ao povo hebreu (israelitas, hoje israelenses), e que, portanto, as outras nações ocupam-nas por concessão". Acha que devemos ter cuidados futuros quanto a isso? Não sei o que dizer no momento.

E há, de fato, nas "palavras que constituem a fibra do povo palestino doutrinas
que ratificam a extinção do povo israelense.

Israelenses alegam que gaza é só uma plataforma estratégica para lançamentos de foguetes contra Israel, usada por palestinos.

Alguém sugere de onde virá a solução?

2 comentários:

Bala Salgada disse...
on

É bem chato que ver que essas guerras acontecem por causa de certas crenças errôneas que esses povos possuem.

Aqui está demais, parabéns pelo bom trabalho!

Unknown disse...
on

Essa richa entre palestinos e judeus ainda vai longe. Enquanto eles não se respeitarem e buscarem a paz esse derramamento de sangue não vai cessar. Abraços.

Pesquisar no Blog