PM tenta fazer 'virada cultural' em Paraisópolis-SP

São Paulo - Desde que cercaram há duas semanas a Favela de Paraisópolis, a segunda maior de São Paulo com 80 mil habitantes, policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE) compõem a paisagem de vielas estreitas. Até poucos dias atrás, as revistas eram frequentes. Ontem, policiais monitoravam o movimento e tentavam ganhar a confiança dos moradores com atendimento odontológico em um posto da PM. Agora, eles falam em promover uma virada cultural.

Desde que estão ali, os PMs já fizeram até parto e procissão na favela. “Para mim, não mudou nada com a polícia aqui. Só que a gente fica mais assustada. Isso, sim”, diz Maura dos Santos, de 37 anos, que acompanhava a filha de 10 na aula de artes em uma ONG. “Ela costumava ir sozinha, porque é perto, mas agora não tenho confiança. É muita arma”, afirma Maura. A onda de vandalismo, no dia 2, detonada pela morte de Marcio Purcino e a prisão de Antonio Galdino de Oliveira, cunhado de Francisco Antonio Cesário da Silva, o Piauí, um dos líderes do PCC, deixou marcas que alguns moradores não vão esquecer.

Em visita à comunidade, no sábado, o secretário de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, prometeu que “Paraisópolis voltará a ser um paraíso.” No que compete à sua pasta, no entanto, os resultados da Operação Saturação são pífios se comparados a 2008, quando a favela bateu recorde de apreensões - 8,5 toneladas de maconha apreendidas em um único dia pela 6ª Companhia do 16º Batalhão. Desde o dia 2, a polícia fez 10.642 revistas e encontrou 3,4 quilos de maconha, 337 gramas de cocaína, 1,3 kg de crack e 4 armas. As informações são do jornal

0 comentários:

Pesquisar no Blog