Na Folha de São Paulo, do dia 14 de fevereiro, na seção Tendencias/ Debates, o sr. Naercio Aquino Menezes Pinto, formado em Economia, pretendeu responder à pergunta: Como melhorar a qualidade da Educação? Seu primeiro argumento para explicar o porquê dos alunos que saem da 4a. serie não sabem ler e fazer contas fica por conta da suposta ignorancia ou incapacidade, tanto de professores, quanto de alunos em ensinar e aprender.Em seguida, são os pais que, por não terem acordado quanto à importancia da educação, sabem pouco e, assim, não podem ensinar aos filhos.
Muito mais interessante,é a referencia a uma pedagogia da "paz, amor e esperança" sobre a qual o autor não dá maiores informações(será que está falando de Paulo Freire?), dizendo que todo mundo sabe que ela não funciona. Daí passa a reprovar a formação de professores que nas faculdades de pedagogia ( não existem outras licenciaturas?)usam seu tempo debatendo sobre os grandes pensadores da educação (sobre o que debateriam?)em vez de aprender a dar aulas.
Além disso tudo, como se não bastasse, os professores, a seu ver, funcionariam muito melhor se recebessem por produtividade ( será que ele não sabe que já ultrapassamos a educação bancaria a que o grande Paulo Freire se referia?).
Sobre a existencia de professores temporarios, "sinal de que alguma coisa está errada", segundo o autor, justifica-se porque os sindicatos não estão preocupados com a aprendizagem dos alunos, já que se novos e bem preparados professores fossem para a sala de aula, os sindicatos perderiam seus eleitores, além de que seus interesses são contrarios aos da sociedade.
Finalizando, o autor reforça que todos esses problemas prejudicam mais os alunos pobres, em primeira instancia.Para não me alongar em explanações sobre todos esses equívocos desse senhor, pergunto: Por que o senhor não estuda, ao menos, a historia da Educação? Só a do Brasil já daria para começar um debate com a maioria dos professores deste pais.
Por: Joyce Sanchotene
Por que um economista se arvora a criticar a educação deste pais?
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Olá, esse tema é por demais interessante e apaixonante. O porquê de muitas crianças sairem da quarta série sem saber praticamente nada é um problema muito sério simplesmente porque é um fato. Certamente, o fato de uma criança sair da quarta série não é culpa dela própria. Culpar somente o professor também é leviano. O problema envolve uma série e fatores, mas o principal é aprovar uma pessoa, seja criança ou adolecente, sem ter conhecimentos compatíveis à série em que está. Eu conheço pessoas que terminaram o terceiro colegial em São Paulo que têm dificuldade em fazer as quatro operações de conta. Na minha opinião, o problema passa pelos seguintes fatores: Sistema educacional do Estado ou Município, qualificação dos professores (incluindo melhores remunerações) e concientização dos pais para que exijam melhor aprendizado nos colégios dos seus filhos. Se esses fatores fossem ajustados na direção mencionada acima, a educação das nossas crianças não seria essa tragédia que é hoje em muitas escolas públicas por muitas partes de nosso país.
Abraços
Francisco Castro