O Mundo Tem Menos de Uma Década Para Mudar o Seu Rumo

O alerta vem do portal Mudanças Climáticas-Informações e Reflexões para um Jornalismo Contextualizado.

O alerta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (Pnud), em seu Relatório de Desenvolvimento Humano 2007/2008(PDF 8.730 KB - Baixar Arquivo), enfatiza o imediatismo com que as ações de enfrentamento das mudanças do clima devem ser tomadas. O documento destaca, ainda, a vulnerabilidade das populações mais pobres, quando afirma que testemunhamos, em primeira mão, o que pode ser o início do maior retrocesso em desenvolvimento humano.

A urgência com que a questão climática se apresenta traz à tona o debate sobre o modelo de desenvolvimento trilhado pela humanidade desde antes da Revolução Industrial e desafia nossa capacidade de “re-inventar a roda”. As mudanças climáticas são um tema que extrapola os muros da ciência ou os interesses de grupos e que já produzem alterações na política, na economia e na vida cotidiana das pessoas (onde mais claramente os impactos já vêm sendo percebidos).

3 comentários:

Alterado disse...
on

E ainda há quem refute com afinco as consequencias das mudanças climáticas causadas no nosso insustentável presente.Obrigado por compartilhar o arquivo .

Parabéns pelo post

Abraço

Unknown disse...
on

O tempo urge e as pessoas não se dão conta do problema. A verdadeira crise mundial é esta.
Abraços

Drauzio Milagres disse...
on

Numa visão pessimista, ou até mais realista, talvez nem tenhamos tanto tempo assim. Um abraço. Drauzio Milagres.

Pesquisar no Blog