Coleção de raridades da ficção científica vai a leilão

Ele sempre jurou que só morreria se pudesse levar tudo junto. Mas agora Forrest J. Ackerman realmente partiu, e o acervo do grão-mestre dos colecionadores de ficção científica está à venda.

Milhares de itens, incluindo o anel usado por Bela Lugosi para compor seu personagem em Drácula, a capa de vampiro que Lugosi usou por décadas - e até mesmo o figurino que o ator usou no que é chamado de "pior filme de todos os tempos", o indescritível Plano 9 do Espaço - vão a leilão.

A coleção de Ackerman inclui ainda preciosidades como uma primeira edição autografada do romance Frankenstein, de Mary Shelley; e um exemplar da primeira edição de Drácula assinado não apenas pelo autor, Bram Stoker, mas também por Lugosi, Boris Karloff e diversas outras celebridades do cinema de terror.

O leilão, marcado inicialmente para abril, deverá levantar US$ 500 mil, disse Joe Maddalena, presidente da Profiles in History, que está administrando a venda.

Ackerman, que foi escritor, editor e agente literário, passou a vida colecionando objetos ligados à ficção científica, do irrelevante ao precioso. Ele morreu em dezembro, aos 92 anos.

0 comentários:

Pesquisar no Blog