Gripe suína
OMS alerta: pode virar epidemia global

Em 20 mortes no país, o vírus da doença foi encontrado. Mais de mil mexicanos ficaram doentes nos últimos dias. Nos Estados Unidos, foram confirmados 11 casos.

A saúde pública no mundo inteiro está em alerta. Um surto de gripe suína surgiu no México, chegou aos Estados Unidos e ameaça virar uma epidemia global.

O número de mortos em consequência da epidemia de gripe no México subiu para 68. Em 20 casos, o vírus da gripe suína foi encontrado. Os outros ainda estão sendo examinados. Mais de mil mexicanos ficaram doentes nos últimos dias.

Hoje, escolas, bibliotecas, museus e outros lugares públicos permaneceram fechados. Na Cidade do México, máscaras são distribuídas nas ruas e nas estações de metrô.

Nos Estados Unidos, foram confirmados 11 casos de gripe causados pelo mesmo vírus: nos estados do Texas, Kansas e Califórnia. Mas todos os pacientes se recuperaram.

O vírus não é encontrado em porcos, apenas em seres humanos, mas contém, em parte, material genético de vírus que atacam suínos. Por isso, é classificado como gripe suína. É um vírus novo. Ou seja, a população não tem imunidade. Daí, a gravidade da infecção, podendo levar à morte.

Em 1968, um vírus da gripe suína, descoberto em Hong Kong, matou um milhão de pessoas em todo o mundo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) fez hoje uma reunião de emergência e advertiu que a gripe suína pode se tornar uma pandemia mundial. A recomendação da OMS é que as autoridades de saúde de cada país investiguem qualquer surto de gripe e pneumonia, como precaução. Segundo a diretora da OMS, Margaret Chan, a evolução do vírus é imprevisível.

Em Nova York, quase cem alunos de uma escola estão sendo examinados, desde que ficaram fortemente gripados na quinta-feira. Milhões de estudantes americanos estiveram no México, neste mês, aproveitando a tradicional semana de férias, de abril.

Um grupo da escola também esteve lá. Ainda não se sabe se eles levaram o vírus da gripe suína. Se isso for confirmado, Nova York poderá ser obrigada a seguir o exemplo da Cidade do México e ter que fechar todas as escolas.

Fonte: Jornal Nacional
Autor: Jorge Pontual
Revisão e Edição: de responsabilidade da fonte

2 comentários:

Unknown disse...
on

Opa!

Ganhei uma CHUVA DE SELOS da Luka FREE, putz, to feliz pacas e ela me mandou encaminhar pros blogs dos meus amigos, que amo mesmo, e você está nessa lista!

Passa lá e pega! É um montão de selos, um montão de beijos, abraços com a seguinte frase:

"SEGUE EM FRENTE! TE ADMIRO PRA CACETE! ESTAMOS JUNTOS NESSA!"

Xandy Britto

Bala Salgada disse...
on

Eu estou super preocupada, chegou no Japão...

Pesquisar no Blog