Há usuários no idHITT que votam nos temas, e não nos textos.

Sim. Em outras palavras, eu diria que esse importante contingente eleitoral vota para pontuar no Ranking, não para expressar sua opinião ao texto. Aliás, do texto, o máximo que observam diz respeito ao tema.
A prova material dessa observação está no seguinte fato: Enviei dois artigos, um com um tema interessante, mas sem conteúdo. Outro com conteúdo, mas com um tema ruim.
a-Característica do tema classificado como interessante: (1)tratar de um assunto que desperta a curiosidade da maioria dos internautas;(2)Clareza de ideias. Ex.:tema que por si só lança luz ao conteúdo proposto.
b-Característica do tema ruim: (1)curto; (2)chato, a saber, que trata de assuntos matemáticos, listas, gráficos, esquemas, métodos.
_Embora o artigo com o tema bem elaborado não apresentasse nada além do epílogo(introdução), este recebeu 13 votos.
_Quanto ao tema ruim, apesar de lançar luz ao outro texto, o bem votado, este teve apenas 8 votos. (dados apurados até o momento).
Considerando que ambos foram lançados no idHITT ao mesmo tempo, vê-se que o público votou de acordo com os temas, não com os texto. Se tivessem lido, provavelmente votariam mais no segundo arquivo, o qual tratava inclusive do assunto proposto pelo tema mais votado. Já o artigo mais votado, este receberia poucos votos, ou nenhum, uma vez que não possuia conteúdo. Aliás, se tivesse acessado o blog descobririam que o tema remete a um texto vazio, despertando alguma crítica em forma de comentário.
Aqui, introduzo uma explicação do próprio Pablo sobre a escalada rumo ao Ranking:

"O ranking foi implantado como uma maneira de reconhecer as pessoas que dedicam um maior tempo participando e enriquecendo o site."
Pena que nem todos que sobem (descem, no caso) ao Ranking estejam acrescentando ao site nada mais que cliques.

2 comentários:

Wander Veroni Maia disse...
on

Oi, Tarcício!

Bom, a sua avaliação traz um debate interessante. Muitas pessoas votam nas notícias não pelo conteúdo, mas por popularidade. Não tenho nada contra a isso, mas creio que a blogosfera precisa também de opinião e de conteúdo - não somente de ranking e audiência.

Claro que ter todas essas ações é muito bacana, mas como somos produtores de conteúdo temos que lembrar de uma coisa: estamos produzindo para nós mesmos ou para os leitores?

Abraço e feliz 2009!

Francisco Amado disse...
on

Esta foi uma das razões que eu abandonei o Ditihh.

Perdia meu tempo votando lendo e comentado, quando poderia estar visitando diversos blogs e criando blacklinks diretos.

Sem precisar de Dihitt.

Abraços

Pesquisar no Blog