Número e Conceito

Costumamos supor que mil é mais forte do que um, desde que da mesma espécie, em igualdade de condições. Talvez por isso a Vox Populi tenha sido consagrada como Vox Dei. Ainda assim, depende. Até o raiar do XVI, o século adolescente, os mil e mais milhões juravam que a Terra era o centro do Universo. Este é o dilema da democracia: a maioria, sempre orquestrada, conduzida como rebanho, sóe se postar no equívoco, ao gáudio do pastor. Não é a concentração das forças que garante a certeza, ou a verdade. Os rapazes daquela época eram fortes, principalmente para ararem as terras, e se matarem, com suas lanças. As mentes, contudo, bem sabemos, eram por demais atrofiadas. Tanto que todas reunidas, por milhares de anos, não foram capazes de cogitar algo diverso. Eram bem fraquinhas aquelas cabecinhas. Apenas um cérebro foi necessário para colocá-las na lona.
No século da maioridade, outras milhares de cabecinhas continuavam primando pela falta de imaginação, calcada naquela coincidência propalada como real. Hoje podemos definir: a verdade, como o Sol, a Terra e o Universo, não tem ponto fixo. Nenhum número pode ser exato, correto per se; por isso mister o conceito que lhe oferece guarida: E=Mc2.
No caso da política, como de resto nas relações sociais, econômicas, e ecológicas somente a ética pode arrimá-la; e ela não se compra em farmácia, nem se estipula por códigos, tampouco pode ser medida.

0 comentários:

Pesquisar no Blog